sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013



Máscara natural para o cabelo







Cabelo seco, sem brilho e pontas espigadas, é um problema muito comum que a maioria das mulheres tenta colmatar com máscaras, amaciadores, óleos para as pontas, etc...

A pele e as unhas refletem muitas vezes erros alimentares que cometemos.
Para ter um cabelo saudável não basta só lavar com bom champô e mascara para o hidratar, o tratamento principal vem de dentro por isso temos de ter em conta alguns princípios.

- A ingestão de gorduras saudáveis, como o azeite e alimentos ricos em ómega três (nozes, amêndoas, peixes gordos como o salmão) é um princípio a ter em conta. Não nos devem esquecer dos legumes e da fruta no nosso dia-dia, estes fazem maravilhas, claro que pode complementar com a ingestão de um multivitamínico mas estes nunca devem substituir uma alimentação variada e rica em nutriente.
Ingira alimentos ricos em Vitamina A,B,C,E e K estão presente em alimentos como a batata-doce, couves, beterraba, cenouras...

- A ingestão de água, a hidratação é fundamental para uma pele e unhas saudáveis. Ingira no mínimo um litro e meio de água por dia, filtrada ou de boa qualidade.Se não ingerir água suficiente o corpo dá sinais de desidratação e o cabelo e unhas quebradiças podem ser um dos sinais.

- Evitar usar champô que contenha grandes percentagens de álcool que seca o cabelo. Outro ingrediente que deve ser evitado é o "sodium laureth sulfate" um ingrediente muito usado para fazer espuma (utilizado também na maioria das pastas dentífricas, gel de banho etc...Opte por champô com ingredientes naturais.

- Evitar lavar o cabelo com água quente.

- Não escovar o cabelo molhado sem antes ter colocado um hidratante


Dois hidratantes simples:


- Óleo de abacate

   Apenas umas gotas nas pontas

  A quantidade usada depende do tipo de cabelo e do seu comprimento, comece por aplicar nas pontas e vá progredindo no seu uso, mediante a reação do cabelo. Se ficar pesado ponha menos. Distribua as gotas primeiro nos dedos e só depois no cabelo, trabalhe por madeixas para ser uma distribuição homogénea e não ficar concentrado apenas num lado da cabeça. Não abuse na quantidade, comece por apenas umas gotas.

- Hidratante de mel

      2 Colheres de sopa
      4 Chávena de água morna

    Dilua bem e aplique no cabelo húmido ou pontas
    É um hidratante simples e eficaz




Amaciador de ovo e mel, muito hidratante!!!


 

Ingredientes:

- 1 Gema de ovo
- 3 Colheres de chá de azeite
- 1 Colher de chá de mel

Misture todos ingrediente até obter uma pasta homogénea ,aplique e distribua por todo o cabelo, faça uma leve massagem e deixe actuar 30 minutos meia hora. Cubra com uma touca de plástico, e depois com uma toalha quente para actuar em profundidade. Retire com água morna. O cabelo irá ficar brilhante e hidratado.
Se o cabelo for comprido terá necessidade de por mais uma gema e mel




 

Sem comentários:

Enviar um comentário