quarta-feira, 13 de junho de 2012


Férias em Portugal



Este post não fazia parte dos temas a tratar neste blog, mas porque não falar em férias sustentáveis, não são elas que nos dão equilíbrio depois de meses de trabalho.

Um movimento que incentiva a passar as férias no país, lembrei-me de participar e falar em Miranda do Douro

Miranda do Douro (em mirandês Miranda de l Douro) é uma cidade portuguesa, pertencente ao Distrito de Bragança,Região Norte e sub-região do Alto trás-os-Montes, Terra de Miranda, com cerca de 2 200 habitantes.

Nesta região, além do português, fala-se sua própria língua: a língua mirandesa, língua mais frequentemente falada nas aldeias, mas atualmente lecionada no ensino secundário.
O site da camara de Miranda tem muita informação útil.http://www.cm-mdouro.pt/concelho/
Miranda do Douro situa-se no Parque Natural do Douro Internacional que faz fronteira com o Parque Natural das Arribes del Douro (Espanha)http://www.arribesdeldouro.com/  
 Aproveite a ida para Miranda para conhecer o Parque Natural do Douro Internacional, veja o site: http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 APDouroInternacional/O+Parque/Porque+foi+classificado/, planeie caminhadas, e leve a sua bicicleta.


O contacto com a natureza transmontana, é deslumbrante, aproveite para conhecer esta zona muitas vezes esquecida.

Visite sites para traçar um roteiro personalizado. Pode planear caminhadas, Pex: descer as arribas de Aldeia Nova até São João (uma capela) onde tem uma área de piquenique com vistas estonteantes para as arribas (leve sacos para o lixo) e aproveite o silêncio total e saboreie os aromas da flora transmontana…


Passeios a barco no rio Douro




Gastronomia: como não podia deixar de ser aproveite para comer uma posta a Mirandesa, umas alheiras feitas na terra e todos os enchidos, o pão caseiro…
Como ir
De carro, a partir de Lisboa:
https://maps.google.pt/ Tem vários percursos e claro é sempre bom para aproveitar uma viagem longa com paragens para conhecer a região.
De carro a partir do Porto:
https://maps.google.pt/  Agora pode ir pelo IP5 do Porto a Miranda, pex: a viagem é mais rápida do que pelo IP4 que está em obras.

Se for pelo IP4, pode visitar em Bragança (o castelo…), e planear uma visita ao Parque Natural de Montesinhohttp://www.amontesinho.pt/?lang=pt&page=info_geral/info_geral.js

E boas férias...

Sem comentários:

Enviar um comentário